O espetáculo Farrucos, que tem o propósito de mostrar a beleza e o vigor da dança flamenca, será apresentado no Teatro Molière, sábado e domingo, às 20 horas. A direção é de Presentación Gonzalez, que tem 32 anos dedicados ao flamenco.
No palco, solos e apresentações conjuntas que incluem brincadeiras e desafios, com a participação de seis dançarinas, cinco guitarristas e uma percussionista, além da cantora Ana Bayer.
“O flamenco é uma dança marcante, uma dança de grandes sentimentos, de grande expressão cultural, que trata da história de um povo“, destaca Presentación Gonzalez.
Alma flamenca - Presentacíon explica que a palavra farruq significa valente, em árabe, acrescentando que é um palo de origem galega que tem como características doçura, cadência e melancolia, assim como a força e a sobriedade.
Os dançarinos que se apresentam no espetáculo são Núria Leiva, Ana Latorre, Débora Nefussi, Fábio Rodrigues, Rodrigo Garcia e Presentación Gonzales. O guitarrista Yuri Cayres é outro destaque.
Ele morou durante 10 anos em Madrid, tempo em que acompanhou o Talegón de Córdoba, tendo se apresentado com Domingo Ortega, Imaculada Ortega, Pol Vaqueiro e Carmen La Talegona, dentre outros nomes.
Projetos - Outros guitarristas que estão no espetáculo são Otto Bruno, Gustavo Menezes, Daniel Veloso e Lucas Dourado, além da percussionista Mariana Martins. Ainda segundo a diretora do espetáculo, a montagem conta com cantos grandes. “que são mais tristes, mais dolorosos“, e cantos pequenos, que são “mais alegres e felizes“.
A cantora Ana Bayer iniciou seus estudos flamencos no ano de 2004 e participou de vários espetáculos junto a grandes grupos do Brasil. A cantora também participou do show do guitarrista flamenco Fernando de la Rua, no Rio de Janeiro.
O projeto Farrucos ainda contempla dois cursos: técnicas de canto flamenco, que será ministrado por Ana Bayer e Diego Zarcón, e técnicas de guitarra flamenca, único em toda região Nordeste do Brasil. Este curso será ministrado e mantido por Yuri Cayres, guitarrista que esteve por 10 anos na Espanha e reside atualmente em São Paulo.
Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto, sem acompanhamento. Depois, começou a ser acompanhado por guitarra, palmas, sapateado e dança. Atualmente, outros instrumentos, como o cájon (caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram introduzidos na dança, que tem admiradores em todo o mundo.
Serviço
Farrucos Sáb e dom, 20h Teatro Molière (3336-7599) Av. Sete de Setembro, 401, Ld. da Barra R$ 30 e R$ 15.
Disponível em: http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=934681
Nenhum comentário:
Postar um comentário