Farrucos Centro Flamenco e Grupo Farrucos de música Flamenca

...

sábado, 2 de agosto de 2008

FESTA DE SANTIAGO APÓSTOL – CLUBE RIO TEA (27/07/08) por Presentación Gonzalez

Lembro que durante a minha infância, todos os anos fazíamos uma verdadeira excursão anual. Morávamos no Rio Vermelho e sair de lá naquela época para ir para o TEA era quase uma viagem.

Quando meus pais anunciavam “vamos ao Tea...” era quase o anúncio de um castigo...Na ansiedade de nossa infância a viagem de carro era interminável, a luta para encontrar um lugar para estacionar, um martírio...mas o parque do Tea acabava sempre valendo a pena....Muito mais coisas entravam nos “pequenos” que brincavam no parque além da areia nos sapatos...e nós nem nos apercebíamos disso..

E, creio, não fazia essa viagem desde meus 10 ou 12 anos. E a festa, como sempre, foi linda e o churrasco estava ótimo e as sardinhas com sabor de infância.

O show começou com a apresentação de “Os Celtas”, um grupo de gaitas composto em sua maioria por imigrantes espanhóis. Me peguei em uma situação “diferente”. Agarrei meus dois filhos (ela com 6 e ele com 5 anos), me sentei no chão em frente ao palco e me surpreendi com a minha ansiedade para que eles ouvissem e amassem aquilo. É...sou uma autêntica galleguiña.

Dois pontos altos da apresentação deles para mim:



  • A primeira quando eles tocaram a mesma música que meu pai cantava desde que me entendo nesse mundo. Os mais velhos ajudaram no coro e eu, quase às lágrimas, lembrando meu pai, cantando no ouvido de meus filhos: “adiós com el corazón, que com el alma no puedo...tu serás el bien de mi vida, tu serás el bien de mi alma, tu serás el pájaro pinto que alegre canta por la mañana.”



  • A segunda foi vê-los no palco. O orgulho, a paixão deles.

Nesse momento eu pensei....como somos burros...Definitivamente, eles são um mar de conhecimento, um mar de informações sobre toda a história da emigração gallega e que estamos perdendo ou, pior, estamos deixando perder. A luta daqueles gaiteiros (destaque para o Sr. Penedo...pessoa que comecei a amar em Seabra quando o descobri de uma sabedoria sem fim...) para preservar a cultura e a tradição deles é admirável.

Isso irá se perder, infelizmente. O que virá por aí...será mera sombra, disforme, do conhecimento desses homens. Lindo quando eles tocaram “Asa Branca” na gaita, emocionou o público, animou os jovens...normal...mas a sabedoria deles está muito além das gaitas, por trás delas...essa música não devemos deixar de ouvir ou devemos permitir que nossos filhos e nossos netos possam também ouvir.

Em seguida, chegaram as “meninas” do grupo Bailaores, dirigidas por Margareth Lusquiños, lindas! Parabéns meninas...parabéns Margareth pelo seu trabalho lindo, pela paixão com que você trabalha...

Para quem não foi: ainda que seja uma viagem sair de Salvador para Lauro de Freitas, eu garanto...vale a pena...a viagem é bem maior que a estrada.

Para os filhos dos imigrantes, é um retorno à infância, um retorno às festas de nossos pais e seus amigos reunidos, com as mesmas canções. Para os imigrantes, é um retorno a casa, com a capela de Santiago Apóstol, com o canastro lembrando a “aldeia”; para as pessoas daqui, é uma viagem cultural, um encontro com um outro mundo, uma outra forma de amar tão arrebatadora como todas as formas de amar....

Até o próximo ano...

4 comentários:

Cristiana de Oliveira disse...

É louvável quando vemos pessoas apaixonadas por sua cultura, diria até que é mesmo contagiante. Parabéns Presentación Gonzalez!!!

Unknown disse...

Quase chorei!!!
aeuieauheiau... eu sou ridicula!

Mas é isso mesmo, nossa cultura anda escorrendo pelos bueros da cidade...
Não só a nossa "imigrante" como a nossa brasileira encantada pela cultura da familia.
Nunca fui no Tea..mas, deve ter sido lindo!

O pior é que nada existe para resgatar a cultura do buero...por que somos envoltos com uma massa de pessoas que perderam o carinho pelas bandas de lá...e penso que a cultura só pode ser mantida se ela for mantida dentro de cada um dessa massa...eu vejo como algo que já foi apesar de ser tão forte ainda em mim...eu, que nunca conheci nem a metade do sentimento que você fala.

beijo troço

Unknown disse...

ah, sou eu!
marilia!
eaoiuoaeijoaie

Unknown disse...

Oi Presentación!!!! Amei o blog, e o texto sobre "TEA", parte de sua vida que você expôs aqui com tanta emoção tão explícita em suas palavras, valora ainda mais a cultura, pois quem não a conhece, sente vontade de conhecer... Como te disse uma vez no msn, fico feliz que estejas aqui no Nordeste, espalhando e divulgando essa cultura e arte que pulsa em nós... Besos loira linda!!! Parábens!!! .Fatinha