Farrucos Centro Flamenco e Grupo Farrucos de música Flamenca

...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CINE PASIÓN - segundas sextas-feiras de cada mês no "Café & Cognac" - Rio Vermelho



O Cine-Pasión

O projeto “Cine-Pasión” é uma proposta para levar ao público em geral e o público específico de amantes e alunos de flamenco, filmes de espetáculos, filmes-cursos, amostras de exposições e romances flamencos.

Criado pela bailaora "Denise Tenorio" no Rio de Janeiro há mais de um ano com este mesmo nome, obteve resultados muito positivos no que tange a dar ao público interessado acesso à arte Flamenca.

Maiores informações sobre o projeto no Rio de Janeiro podem ser obtidas pela comunidade "Cine Pasión", (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=44060169 ).

Como exemplo, a trilogia de Carlos Saura – ‘Carmen’, ‘Amor Brujo’ e ‘Bodas de Sangre’ – seguidas de seus mais recentes filmes – ‘Salomé’, Sevillanas’, ‘Flamenco’. De Sara Baras, contamos com espetáculos consagrados mundialmente como ‘Mariana Pineda’ e ‘Sabores’.

O Cine Pasión conta com três momentos:

Inicialmente, fazemos uma pequena palestra apresentando o flamenco e o filme que será exibido. O segundo momento é o do filme e, por fim, acontece uma mesa redonda com as pessoas presentes para debates, dúvidas, interações.

Foi por meio de propostas como o Cine-Pasión que se tornou possível o crescimento do flamenco em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo (hoje, o terceiro pólo mundial de flamenco ficando atrás tão somente de Tóquio e Madrid).

A Farrucos Centro Flamenco

Essa é justamente a proposta da "Farrucos Centro Flamenco" que pretende trazer ao público o conhecimento da cultura flamenca e investir no desenvolvimento de tal arte em nossa cidade. Com projetos como espetáculos mensais, a Farrucos já trouxe para Salvador, figuras consagradas nacionalmente, guitarristas e cantaores além de duas bailaoras espanholas (Nuria Leiva e Ana Latorre) que estiveram em Salvador no mês de agosto. Foram duois bailaores e um guitarrista de São Paulo, um bailaor e uma cantaora do Rio de Janeiro, duas bailaoras de Córdoba, além de seis músicos e 1 bailaora de Salvador.

Em Setembro, a Farrucos promoveu o encontro em cena de todas as escolas de flamenco de Salvador em um encontro único na história do flamenco em nossa cidade. Estiveram presentes no evento, realizado no último dia 20 no Teatro do IRDEB, 20 dançarinos, cinco guitarristas, dois percussionistas, três cantores, além dos cariocas Thiago Vasquez (guitarra) e Ana Bayer (voz) – artistas nacionalmente conhecidos.

O Cine Pasión acontecerá no Café & Cognac (Rua Fonte do Boi, nr 05 – Rio Vermelho) todas as segundas sextas-feiras de cada mês, tendo início no dia 10 de outubro com o filme “Carmen” de Carlos Saura.

Público alvo:

* Interessados em geral – devido ao notório crescimento do interesse pela cultura flamenca em nossa cidade;

*Alunos de flamenco (iniciantes, intermédios e avançados) – as aulas teóricas de flamenco são parte imprescindível ao estudo dessa arte e ponto de enorme carência em nossa cidade;

*Músicos em geral – a importância da técnica flamenca para o violão (principalmente) é conhecida de todos os estudantes de música.

*Músicos flamencos – que em Salvador somam um total de 12 (em atividade) e um número de interessados e estudantes que não para de crescer;

Ingressos: R$ 5,00 por pessoa

Horário: a partir das 20hs

Nenhum comentário: