Farrucos Centro Flamenco e Grupo Farrucos de música Flamenca

...

domingo, 28 de setembro de 2008

Um olhar atento da platéia - Por Cristiana Lopes

Se ARTE tem alguma origem do latim e parece indicar uma certa HABILIDADE, a dança flamenca representa essa habilidade com os pés e com as mãos de maneira fantástica. O som da guitarra, do cajón e do cante flamenco parecem te deixar em suspenso e pronto a aplaudir logo depois dos primeiros segundos que o primeiro acorde se põe no ar.
Se a arte em si se presta a um estímulo das emoções, a dança flamenca parece atingir bem esse objetivo, tornando-se impossível, de certa forma, não se envolver, se não com o corpo em movimento, ao menos com o ouvido e os olhos bem atentos. Apaixonante, tanto quanto o são todas as manifestações culturais ou folclóricas.
Parece que isso é o que o “ESPETÁCULO FARRUCOS” representa: um misto de expressão cultural, persistência, já que não é fácil manter viva uma chama, e paixão pela arte flamenca, que para os politicamente incorretos, poderia ser adjetivada de invejável. A desenvoltura com que as bailaoras expressam essa paixão no palco, eis que parecem dançar na sala de casa, representa o quanto dessa paixão as envolvem. É interessante como há uma certa cumplicidade quando se põem a dançar juntas, como se todas com os mesmos objetivos, como se todas com as mesmas raízes, como se todas com a mesma alegria. E sim, a platéia fica na expectativa de ao findar um baile, ouvir um grito de “olé” como se pronta a subir ao palco para se juntar a grande festa flamenca ou a “Juerga”, se preferirem.
Há uma certa informalidade, é bem verdade, mas parece que a própria informalidade faz parte do show deixando-o mais convidativo. Ainda não arriscaria um balanço nos braços e nem um barulho nos sapatos em público (é a única coisa que eu consigo fazer no momento), mas se o ESPETÁCULO FARRUCOS tem o objetivo de tornar nítida essa paixão pela arte flamenca, confesso, já me rendi ao primeiro passo.
Recebido pela Farrucos Centro Flamenco no dia 28/09/2008.
Obrigada de coração....isso é muito importante para todos nós...

Nenhum comentário: